domingo, 7 de dezembro de 2008

II FEMPA - Parauapebas (este post vai ser grande)

Esta foi a minha primeira viagem a trabalho pela Fundação. A loucura começou há três semanas mais ou menos, quando o Armando entrou em minha sala perguntando-me se eu queria participar do Júri do II FEMPA em Parauapebas, aceitei na hora, como ele precisava de mais um profissional de Letras, indiquei a Keila, que também aceitou. Daí pra frente foram só planos. Acontece que ele informou, por engano, que iríamos na sexta-feira(28/11), até aí tudo bem, mas depois descobrimos que o Festival começava na quinta, quase desisti por causa das provas no Berton, mas a Deuza foi ótima e arrumou tudo para que eu pudesse viajar. Ainda bem que não desisti, pois foi uma experiência maravilhosa e única. O nosso grupo era formado por mim, a Keila, o João Moleque e o Laurence, todos da Fundação.
A aventura começou com a ida de avião às 4:30 da madrugada para Marabá, como adoro viajar de avião, pra mim td bem, mas a Keila estava apavorada, então fez amizade com uma moça que ia na poltrona ao lado dela, com quem ficou conversando para se distrair, acabamos reencontrando essa moça na orla de Marabá, na volta no domingo.
eu na orla de Marabá

Em Marabá o motorista da prefeitura de Parauapebas estava nos esperando e rumamos para lá, foram + ou - 2 horas de estrada. A paisagem é linda, pois é rodeada de serras. Ficamos num hotel legal, o Leonardo's, cama confortável, travesseiro idem, café da manhã mt bom e funcionários atenciosos.
Depois de instalados, tomamos banho e fomos para o restaurante, onde encontramos a REBECA, funcionária da Secretaria da Cultura de Parauapebas, simpaticíssima, que nos acompanhou durante toda a nossa estada por lá. Penso que foi a partir daquele contato oficial que começou a dar um frio na barriga, pois me dei conta da responsabilidade que tinha assumido, Rebeca pediu que escolhêssemos o item que cada um de nós iríamos avaliar, a princípio eu e a Keila avaliaríamos letra, de acordo com o Armando, porém, já havia duas pessoas da cidade para esse quesito, então a Keila ficou com interpretação e eu com música. Após conhecer um pouco da cidade, fomos para o hotel e à noite, após a janta, fomos para o CDC, onde ocorreria o festival. A noite foi surpreendente e maravilhosa, como nas outras três, fiquei movida a água de coco, que me manteve acordada, já que sempre ficávamos curtindo o show depois do festival. Na quinta e no sábado ficamos no CDC e na sexta fomos ao PUB, uma boite muito legal.
Eu, Keila e uma amiga na boite PUB

Encontrei muitas pessoas conhecidas, que por algum motivo, foram parar em Parauapebas. Almoçamos, eu e a Keila, no sábado na casa de Edilza, que esteve conosco quase todas as noites do festival. A final do festival, que aconteceu no sábado foi muito boa, pois a música vencedora "Sexta-feira treze", que estará no FEMUPA, no Centur, é interessante. O show de encerramento foi com o Paulo Diniz, que está muito debilitado, mas nem por isso deixou 'a peteca cair', o show todo para mim foi uma viagem a um tempo remoto que foi despertado naqueles dias. Não fui à Serra dos Carajás porque amanheceu chovendo no domingo. Na volta para Belém, fomos mais cedo para Marabá, onde jantamos e conhecemos a Orla. Chegamos aqui por volta de 1 hora da madrugada de segunda-feira. Deixei mts detalhes de fora deste relato para não aumentar mais o post, mas valeu a pena viver tudo intensamente. A seguir, algumas das muitas fotos que tiramos, colhidas em sites de Parauapebas e da amiga que fizemos no avião. clique nelas para aumentar.
O Júri

O público

Os candidatos

O festival

A vencedora

Paulo Diniz

Rebeca

Nenhum comentário: