sexta-feira, 13 de maio de 2011

GIRÂNDOLAS - Daniel da Rocha Leite

(imagem da net)
Adoro ler. Ultimamente tenho lido mais na net do que em livros de papel. Para mim, ler é muito mais do que descobrir novos mundos, é desenterrar um baú de tesouros, cujo mapa me foi presenteado pelo meu pai nos meus primeiros anos de vida. Eu nem faço idéia de quantos livros já li, creio que centenas. Mas cada um entranhou-se em mim e é um pouco responsável pelo que eu sou.
Ontem, embalada pelo som da chuva em minha janela, concluí a leitura do livro GIRÂNDOLAS, do meu querido amigo Daniel Leite. Muito já se falou aqui na net sobre o quão maravilhoso é esse romance-poema, completo afirmando que o meu olhar sobre os brinquedos de miriti nunca mais será o mesmo, pois agora eles representam o amor de Maria e Tobias, aquele tipo de amor que talvez eu até conheça, um amor completo e incompleto, mas "ainda um verbo possível".
Girândolas mostrou-me, entre outros conhecimentos, o universo do artesão de miriti de Abaeté e a lida das pessoas que habitam essa cidade, a qual passo a conhecer através das mágicas palavras do Daniel, que inteligentemente nos ensina que "Entre o que narra e entre o que lê uma vida nasce, um entremundo de palavras. Uma história que foi acesa. Um mundo vida."

Nenhum comentário: